Entrevista com Viviane Brito
Sócia-diretora do Villa Campus de Educação
O Villa Campus de Educação está de cara nova para 2015. Uma das novidades é a implantação da Educação Bilíngue. O novo conceito promove a proficiência em pelo menos dois idiomas, possibilitando aos alunos o aprendizado dos conteúdos também em uma língua estrangeira, desenvolvendo competências linguísticas (escuta, fala, leitura e escrita), assim como o pluralismo cultural. E foi sobre esse assunto que Viviane Brito, sócia-diretora do Colégio Villa, bateu um papo exclusivo para o site Michelle Marie.
MM - Porque o Villa decidiu adotar o método bilíngue?
VB - O mundo globalizado, o mercado de trabalho e a importância de experiências socioculturais geradas por meio da aproximação a outras culturas são realidades que, de alguma forma, exigem o domínio do Inglês. Entender a diversidade cultural, tomar consciência de sua identidade e da própria língua, adquirir proficiência em outro código linguístico supõem processos de aprendizagem. Por todos esses motivos o Villa implantará em 2015 o Programa Bilíngue, pioneiro na Bahia, e passará a ser uma escola nacional com perspectiva internacional.
MM - Como será aplicado esse método no colégio? Tem alguma diferença conforme as séries?
VB - Decidimos por implantar o bilíngue de imersão, desde o Grupo 2 da Educação Infantil, com alunos a partir de 2 anos. O Programa promove a proficiência em inglês e português e usa a língua como meio para instrução, ou seja, estudar os conteúdos escolares por meio das duas línguas, onde os conteúdos curriculares das mais diversas disciplinas serão abordados na língua inglesa e portuguesa. A partir do 9º ano do Ensino Fundamental ao II ano do Ensino Médio, os alunos poderão participar do Programa American High School e usufruír das aulas de oratória, economia, política, história americana, sistema de informações, literatura, gramática e redação exclusivamente usando a língua inglesa, com professores nativos desta língua. Ao final do Programa, os alunos receberão o certificado de High School concedido pela Texas Tech University, parceira do Villa e estarão preparados para cursar as Universidades americanas em qualquer parte do mundo.
MM - Existe uma corrente que diz que ensinar duas línguas pode confundir a criança, principalmente no período da alfabetização. Qual a opinião da administração do Villa a respeito?
VB - Estudos neurolinguistas já provaram que a aquisição de outra língua não traz prejuízos para o desenvolvimento da língua materna. A educação Bilíngue tem posição estratégica. Iniciada na infância, ela coloca o indivíduo gradativamente não só na posição de fluência, mas lhe fornece a condição de proficiência que significa ter o domínio da linguagem acadêmica como ferramenta para acesso às diferentes áreas de estudo, durante a escolaridade formal e, posteriormente, na educação permanente, ao longo da vida.
MM - O que a educação bilíngue pode agregar de diferencial ao aluno?
VB - Estudos relacionam muitas vantagens do aluno Bilíngue em relação ao monolíngue: maior flexibilidade mental, consciência metalinguística antecipada, desenvolvimento cognitivo antecipado em cálculo e lógica, maior criatividade, melhoria nas relações sociais, maior consciência da própria língua e identidade cultural, maior respeito à diversidade cultural, maior facilidade em aprender uma terceira língua.
MM - Qual a diferença entre as demais escolas - que oferecem o método bilíngue - e o Villa?
VB - Nas escolas podem existir diferentes programas voltados ao aprendizado da língua inglesa. Algumas escolas podem variar na oferta de duas a cinco aulas de inglês por semana. Outras escolas têm 50% do currículo que é ministrado em inglês e os outros 50% da carga horária em português em um único turno. E, há ainda as escolas que seguem o currículo internacional e incluem as aulas da língua portuguesa com parte de seu currículo por ser uma exigência do Ministério da Educação e Cultura (MEC), sendo todo o resto do programa ministrado na língua inglesa.
O Villa está inovando este ano e oferece a opção do programa bilíngue, que é diferente das demais escolas de Salvador. No Villa, na educação infantil, a criança tem todas as aulas do currículo nacional no turno matutino e após o almoço, ela tem aulas em inglês que ampliam seu conhecimento com base em um currículo integrado com uma perspectiva internacional. Este modelo permite que os alunos tenham uma base sólida do currículo brasileiro e ao mesmo tempo ampliem sua visão de mundo. Os alunos cumprirão integralmente o currículo brasileiro dentro do calendário regular, incluindo o período de férias.
No ensino fundamental, a partir do 2º ano, os alunos terão o programa bilíngue conhecido como CLIL (Programa Integrado Aprendizado de Conteúdos e Língua), no qual serão oferecidas 10 aulas em inglês, para que temas interdisciplinares sejam trabalhados de forma integrada ao currículo nacional. Eles também ficarão os dois turnos na escola e todos os assuntos das aulas do CLIL serão ministrados na língua inglesa. Assim, a língua será o meio para se atingir o objetivo e não apenas o objetivo em si mesmo. Assim como na educação infantil, os alunos cumprirão integralmente o currículo nacional dentro do calendário brasileiro.
Percebe-se então, que o grande diferencial do colégio Villa está não somente na carga horária oferecida na qual o aluno terá contato com a língua inglesa, mas a forma como esta língua será estudada. A língua é considerada como ferramenta que capacitará os alunos a ampliar seu conhecimento e enriquecer seu repertório cultural. No Villa, os alunos terão a oportunidade de estudar em uma escola que os garantirá a excelência de um currículo nacional com uma perspectiva internacional!