Anderson Azevedo fala sobre atividade física e sedentarismo
Saiba mais sobre a pratica de atividade física e os malefícios do sedentarismo
Nada melhor para a saúde do que a pratica de atividades físicas constantes. Confira abaixo uma entrevista com o educador físico e fisioterapeuta Anderson Azevedo, coordenador da Academia Infinity que esclarece algumas dúvidas e fala um pouco da importância da pratica de atividade física constante e dos malefícios do sedentarismo.
1. Qual a importância da prática de atividades físicas para a saúde?
Cada vez mais as pessoas estão se preocupando com sua saúde e querendo aumentar sua qualidade de vida. Antigamente a atividade física estava muito ligada a estética, e ao esporte de alto rendimento, hoje cada vez mais a literatura esta evidenciando a importância que a atividade física tem em nossa saúde tanto na prevenção de doenças, como na promoção de saúde. Sem contar na repercussão estética corporal, pois, quem não quer ter o corpo bonito e bem definido?
2. Existe algum exercício que pode ser prejudicial à saúde?
Todo exercício físico, principalmente os de intensidade alta sem o acompanhamento de um profissional pode lesionar e acabar sendo prejudicial a qualquer pessoa. Por isso, é de extrema importância que se faça uma avaliação física, para que seu professor saiba como está seu condicionamento, seu nível de força e flexibilidade naquele momento. Existem pessoas que são sedentárias, ou ficaram por muito tempo paradas, sem qualquer estimulo físico, essas pessoas precisam de uma atenção especial, pois existe uma adaptação ao estimulo. Um outro exemplo, são aquelas pessoas que acham que a quantidade de peso na execução dos exercícios é essencial para se aumentar a massa muscular, e quando se observa a execução do exercício percebe que a pessoa está toda torta, causando compensações musculares, gerando muitas dores na coluna, principalmente na lombar. Isso pode ser muito prejudicial e perigoso.
3. Quais os benefícios que são obtidos com a prática de atividades físicas constantes?
Do ponto de vista musculoesquelético: Auxilia na melhora da força, do tônus muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Com relação a saúde física: perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial, melhora do diabetes, diminuição do colesterol, reduz índice de quedas em idosos, ajuda a aliviar dores provenientes de algumas patologias, diminui sintomas da ansiedade e depressão e está associado ao menor número de hospitalizações, visitas médicas e uso de medicações.
Para os Bebês: Melhora e estimula as habilidades neuropsicomotoras, ajudando na sociabilização, na interação com os pais, sem contar a estimulação motora propriamente dita.
No caso das crianças: Ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras como equilíbrio, precisão, força, lateralidade, disciplina dentre outros.
4. Existe uma quantidade ideal de exercícios que devem ser praticados?
Não, quanto mais estímulos motores, melhor repertório motor teremos a nível de Sistema Nervoso Central, isso repercute diretamente em nossas atividades de vida diária. O que tem que ser levado em consideração é a intensidade desses exercícios, e respeitar o limite de cada organismo.
5. Quais os malefícios que o sedentarismo pode causar a curto e a longo prazo?
De acordo com os mais recentes estudos, o sedentarismo hoje acomete mais de 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo e o diabetes.
O sedentarismo também é responsável pelo aparecimento de dores no corpo, encurtamentos musculares, fraquezas em determinadas posições, aumentando o risco de quedas, principalmente em idosos dentre vários outros.
O sedentarismo, para alguns, é o início da obesidade e o aparecimento de situações patológicas como hipercolesterolemia, arteriosclerose, sendo associada a dieta de alto índice glicêmico e calórico, podendo levar o indivíduo a doenças de repercussão motora e cognitiva como AVC, ou até mesmo a morte.
6. Quais os cuidados que uma pessoa que é sedentária deve tomar antes de iniciar a pratica de atividade física?
· Procurar uma academia, ou um espaço que confie, e que tenha a estrutura que o cliente precise.
· Conversar com o professor, e expor sem vergonha todas as informações que forem perguntadas.
· Realizar uma avaliação especifica com um professor formado e especializado, para montar um treino especifico para as especificidades de cada pessoa.
· Caso tenha alguma doença crônica cardíaca ou respiratória, pegar uma avaliação médica, atestando que que o cliente esteja apto a realizar atividades.
Com esses cuidados, você estará protegendo sua saúde, cuidando de seu corpo e alimentando sua mente.