Acuidar Rio Life - Conheça a unidade em ascensão da maior franqueadora de cuidadores do país

A unidade foi vencedora das categorias "Unidade Parceira" e "Unidade de Excelência" do Programa de Excelência e Crescimento Acuidar Franquias"

Equipe da unidade Acuidar Rio Life Divulgação Acuidar Equipe da unidade Acuidar Rio Life Divulgação Acuidar

A franquia foi contemplada em 2022 e 2023 por seu papel de referência na rede, também foi classificada em 2021 como destaque. O sucesso em questão é fruto de um arriscado investimento durante a pandemia, realizado por Ricardo Furtado, 44, atual Diretor Geral do estabelecimento em Copacabana.

O carioca conta que desde sempre teve o desejo de ter um negócio próprio e, quando começou a trabalhar unicamente no home office durante a pandemia, viu a oportunidade ideal para concretizar esse objetivo, até então impossibilitado por suas viagens de trabalho. 

Por ter inaugurado a primeira unidade nesse período, o graduado em administração pela Universidade Paulista (UNIP) ressalta que foi uma iniciativa difícil - “Tomar essa decisão na pandemia requereu uma certa frieza - ao mesmo tempo que muita gente estava sofrendo, entendi que como toda crise, alguns setores vão sofrer e outros vão se beneficiar daquele momento. Entendi que havia uma crise na área da saúde, que as pessoas precisavam de cuidados  e de apoio nesse momento. Então abrir um negócio durante a pandemia poderia ser um naufrágio na certa ou um sucesso”, detalha Ricardo.

Diante de um cenário em que 46% das empresas adotaram o home office em 2020, de acordo com dados da Fundação Instituto de Administração (FIA), o franqueado percebeu a lacuna que estava a ser preenchida na rotina dos trabalhadores, que teriam que assistir seus entes queridos e, paralelamente, cumprir as demandas profissionais. “Era uma janela de oportunidades, em que profissionais da saúde ajudariam nesse momento de insegurança”, explicita o empreendedor, que atingiu um faturamento bruto de R$1,8 milhões nos primeiros doze meses da Acuidar Rio Life. 

De acordo com o diretor, a posição atingida pela unidade localizada em Copacabana se deve às características favoráveis da região, conhecida por ter muitos idosos e cumprir com o território de 500 mil habitantes em torno do ponto central, condição de abertura estipulada pela Acuidar. 

Com a ascensão da franqueadora de cuidadores na capital carioca, no final de 2022, adquiriu mais dois territórios: Freguesia e Vila Isabel. Em março de 2023, Ricardo comprou a unidade da Rio Urca, se tornando o maior multifranqueado da empresa. Com taxa de crescimento média mensal de 3% a 5% no faturamento, as filiais na região se mostram promissoras. Furtado salienta que finalizou negociações para a inauguração da unidade Barra da Tijuca, que apresenta potencial elevado por seu alto IDH e por apresentar clientes com as características buscadas pelo negócio, atendendo ao cruzamento de volume populacional e renda per capita. 

As franquias também contam com os serviços de cuidadores infantis e dos pós-operados, além de idosos, somada a disponibilidade de aluguel de equipamentos hospitalares e serviços de valor agregado (fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos). 

Por esse motivo e pelo retorno financeiro positivo que Ricardo Furtado atingiu o patamar de franqueado modelo, recebendo o Selo de Ouro no Programa de Excelência e Crescimento Acuidar Franquias e o destaque de Unidade Parceira, por auxiliar as demais unidades da rede. “É uma sensação de renovo, um estímulo, para que no ano que vem isso se repita. É uma sensação de dever cumprido, de orgulho, de ter conseguido construir uma unidade, uma empresa, uma equipe, que traduzir de maneira fiel o que a Acuidar, como franquia, preconiza, em termos de cuidado e valores”, explica ele.

Ricardo revela que possui o desejo de expandir e adquirir outras unidades, cumprindo seu objetivo de atuar como a maior e melhor unidade da Acuidar, no intuito de potencializar o negócio e aumentar a presença do setor no país.

 

Veja também

Michelle Marie