Referência há 46 anos no ensino de ballet na Bahia, o BBT Academy of Art - novo nome para o já conhecido Ballet BBT - iniciou 2022 executando o projeto de ampliação da escola agregando novos cursos artísticos. A academia de arte realiza nesta terça-feira (15), a partir das xxh, a aula inaugural gratuita do curso de Teatro Musical, que reúne cinco professores que vão atuar na formação dos alunos. Para participar do evento, é necessário fazer uma inscrição prévia em https://balletbbt.com.br/#cursos.
A equipe técnica é liderada pelo ator e diretor Bernardo Berro, que está de mudança de São Paulo para Salvador especialmente para se unir ao time nesse processo. Bernardo é ator, cantor, diretor, dublador, professor e produtor teatral. Trabalhou em mais de trinta espetáculos teatrais, destacando-se seus últimos trabalhos como ator e cantor em teatro musical. Como diretor, já trabalhou em mais de vinte obras teatrais. Também de São Paulo para Salvador, Fefa Moreira vai ministrar aulas de Jazz Musical. O programa do curso conta ainda com aulas de canto com Catharina Gonzaga, cantora, maestrina e preparadora vocal, que atua na área há mais de 20 anos e já fez mais de 80 apresentações em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e nos Estados Unidos; teatro, com Fausto Soares, mestre em Artes Cênicas pela UFBA e graduado em Teatro, Comunicação e Pedagogia; e música, com Fabrício Cyem, mestrando em educação musical.
*Sobre o BBT Academy of Art*
O BBT Academy of Art é a nova página na história do Ballet Bahiano de Tênis, fundado por Tânia Gordilho em 1976, usando o método da Royal Academy of Dance, escola inglesa tradicional no mundo da dança. Em sua trajetória, a escola acumula momentos importantes como o convite para participar de uma cena do filme Idade da Terra (1980), de Glauber Rocha, onde Tânia Gordilho fez o papel de uma noviça; apresentação do Ballet com o NEOJIBA; e a apresentação do espetáculo Quebra-Nozes do compositor russo Tchaikovsky, com a Orquestra Castro Alves (OCA), na sala principal do Teatro Castro Alves.
Nome à frente do BBT, Tânia promove e divulga a dança em suas diversas modalidades, acreditando na força da arte para o desenvolvimento da cidadania e educação. Ela explica que em 2022 o projeto se torna um centro de artes, somando novas atividades culturais ao programa de ensino, com diversas modalidades da arte em um mesmo espaço: “O BBT prima desde sempre por mostrar o clássico do repertório internacional para todos os alunos. Poderão ser vistos aqui os processos que formam os grandes musicais, unindo teatro com música, com canto. Isso vai somar à nossa técnica clássica. Foram dois anos de pesquisas para trazer para Salvador essa nova forma que o BBT vai passar a ter em 2022”, antecipa.
Para a ampliação do projeto, Tânia conta com a ajuda profissional da filha Fabiana Gordilho, formada em ballet clássico. “Fomos percebendo que o ballet clássico existe como base para qualquer outra modalidade de dança. Essa ampliação parte do lugar original onde atuamos, e estamos colocando as mais de 4 décadas de atuação e reconhecimento da BBT à serviço de outras artes, reunindo uma equipe de amplo reconhecimento em suas áreas de atuação para estarem conosco neste processo”, define Fabiana.