A Expo Construção Offsite (ECOS) nasceu em 2019 como uma iniciativa pioneira na construção civil, reunindo em um só espaço as principais empresas do setor modular com suas soluções inovadoras para a construção fora do canteiro de obra.
A ideia surgiu a partir da percepção de que a construção civil brasileira caminhava para transformações importantes, entre elas o aumento da demanda por projetos mais sustentáveis, rápidos e eficientes. A construção offsite, método que envolve a fabricação de módulos construtivos em fábricas, já vinha há décadas, principalmente fora do país, mostrando-se como uma alternativa promissora para atender a estas necessidades.
A primeira edição da Expo Construção Offsite, que até então foi batizada como Expo Container City, aconteceu em São Paulo, reuniu cerca de 20 marcas e atraiu cerca de 2 mil visitantes entre arquitetos, engenheiros, construtores e investidores.
Após três edições bem-sucedidas e o hiato de um ano devido à pandemia do novocoronavirus, a ECOS chega a sua quarta edição, com um aumento cinco vezes maior desde a sua estreia no calendário de feiras e eventos na cidade de São Paulo. Atualmente a feira conta com cerca de 100 marcas que apresentam, durante os quatro dias de evento, soluções inovadoras para os mais diversos tipos de obras, como estruturas em aço, construção em contêiner, sistemas de fachada, revestimentos e soluções tecnológicas para a redução resíduos, água e energia elétrica.
O evento acontecerá entre os dias 31 de maio e 3 de junho no sambódromo do Anhembi e contará também com mais de 30 horas de palestras com os mais expressivos especialistas do setor no Brasil e exterior, além de uma escola de formação técnica que irá operar simultaneamente durante toda a ECOS 2023.
O mercado da construção civil no Brasil está se reformulando com a expansão da construção modular offsite, Explica Marcos Bueno, CEO da ECOS 2023. Temos acompanhado, desde a pandemia da Covid 19, a construção de hospitais de alta qualidade e em prazo recorde, e a expansão deste método construtivo que proporciona ao poder público mais previsibilidade na entrega das construções. Um exemplo recente é a reconstrução da Vila Sahi, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, onde serão construídos 30 prédios com 16 unidades cada e mais 38 casas, totalizando 518 unidades habitacionais. Toda esta obra ficará pronta em seis meses, prazo bem menor do que os usuais três anos utilizados na construção tradicional.
Distribuída em uma área de 25 mil m², a ECOS proporciona ao visitante a experiência de conhecer projetos inéditos e ainda obter informações sobre novas tecnologias e serviços. Entre os modelos habitacionais disponíveis para a visitação, destacam-se:
Domo Geodésico (Cúpula mística): A estrutura de 50m² é inspirada nas leis da geometria sagrada de Pitágoras há mais de 3.000 anos, e apresenta a proporção áurea, uma constante matemática que representa estética, beleza e harmonia. A cúpula ainda conta com a quintessência, que muitos místicos afirmam ter sido criada por Deus. Composta por painéis côncavos, a cúpula é um ambiente cheio de energia, alinhada com a harmonia do universo, segundo muitos crentes e místicos. Cada painel é feito com alta tecnologia de espuma de PU composta, feita de materiais reciclados à base de óleo vegetal, garantindo praticamente zero carbono. Além disso, a cúpula pode ser facilmente montada por apenas duas pessoas, e realocada de forma rápida e prática, tendo a vantagem de ser "autoportante" devido às suas paredes e cobertura convexas, sem vigas, postes ou fundações. O projeto é assinado pela empresa Mammoth Estrutures.
Chalés para hotelaria: O chalé projetado pelo arquiteto Breno Lima para a Moduz Construção Modular foi pensado para ser um espaço para curtas estadias. É feito de estrutura tubular metálica com fechamentos em steel frame e dimensões de 3,00m por 6,00m e altura de 3,50m.
Banheiro químico premium: A novidade para o setor de eventos e festas é o banheiro de luxo para locação da CMC Módulos, que na versão modular ganha em inovação, leveza, sustentabilidade, autonomia, conforto e luxo, mudando definitivamente o conceito de banheiro químico.
Bar com cozinha industrial e coworking: o espaço bar é construído em dois andares e possui uma cozinha industrial acoplada, que pode ser uma solução importante para um franqueado que pensa em expandir rapidamente seu negócio. Outro projeto diferenciado é o espaço coworking, entregue decorado com estações de trabalho. Seguindo a linha dos produtos prontos, fachadas e quartos de hotéis prontos também marcam presença. Todos os projetos também são da CMC Módulos.
Microloft - Sistema construtivo de usinagem em 3d com dimensões de 3,4m de altura, 2,6m de largura e profundidade 5,5m. O módulo opera com o sistema plug and play, onde basta apenas um local seguro para acomodá-lo e, em cerca de 15 minutos, já está apto para utilização. O projeto é capitaneado pela empresa Nano1.
Casa Container com dois andares: Projeto residencial todo em container marítimo modelo Reefer com um quarto, sala e cozinha conjugadas e banheiro totalizando 100m². O projeto é capitaneado pela empresa Prime Containers.
O evento ainda contará com mais de cinquenta projetos prontos para visitação