Um mergulho no Brasil Profundo que resguarda as culturas caipira, sertaneja, que se mantém vivas nos milhareas e milhares de grotões do nosso país. Esta é a proposta do chef Edinho Engel que vai reunir no próximo dia 27, às 20h, no Amado, um time de profissionais da gastronomia brasileira que muito embora pratiquem as técnicas universais nos seus ofícios defendem, fortalecem e praticam a cozinha afetiva. Seja nos menus que elaboram em seus concorridos restaurantes seja na defesa da comida brasileira raiz.
Para esta viagem às profundezas do Brasil, o chef terá as companhias de Roberta Sudbrack, do restaurante Sud (Rio de Janeiro); Mara Salles, do Tordesilhas (São Paulo); Rafa Bocaina (Vale do Paraíba) e Leila Carreiro, do Dona Mariquita, em Salvador.
A ideia, segundo Engel, é resgatar o hábito de comer em família, com mesas grandes para serem compartilhadas, muitas comidinhas para degustar enquando a conversa flui, bebidas para animar os comensais e, claro, um menu preparado a dez mãos com as referências afetivas das cozinhas brasileiras de várias partes do país. “Queremos resgatar a cozinha ancestral que apesar da constante evolução continua sendo praticada Brasil a dentro e se mantém guardada na memória afetiva de todos nós”, explica.
Para Engel, de origem mineira, esta é uma oportunidade de nos reconectarmos com as nossas origens e ressaltar a nossa brasilidade através da comida.
Além do chef anfritrião, todos os parceiros desta empreitada têm uma relação afetiva com a cozinha que praticam. “Todos nós temos essa memória e fazemos questão de estarmos sempre ressaltando as nossas origens, os hábitos caipira que habitam em nós. O jantar Brasil Profundo vai custar R$ 380 e as reservas já podem ser feitas pelo telefone 71 99231 4660.