Considerada a cidade de alegria, Salvador vem sendo o ponto de convergência de representantes das principais festas do calendário oficial do Carnaval. Aberta nesta sexta-feira (14/10), no Centro de Convenções Salvador, a Expo Carnaval Brazil premedita o retorno da maior festa popular do país, com propostas, ideias e músicas, após hiato de dois anos por conta da pandemia. O evento encerra neste sábado (15/10), com show de Ivete Sangalo e Olodum.
O primeiro dia, que começou com a presença do Prefeito de Salvador, Bruno Reis, prosseguiu com painéis de palestras no Carnaval Academy, apresentações de escola de samba, maracatu, afoxé, lançamento da banda Timbaladies com Carlinhos Brown e encerramento com show do pernambucano Alceu Valença, na Arena Abre Alas. O evento tem direção artística de Fred Soares.
Entre as atrações, destaque para os pavilhões criados pelas cidades participantes, como Salvador, Recife, Olinda, Rio de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. A folia pelo Brasil foi tema do primeiro painel do Carnaval Academy, com a presença de Rita Fernandes (RJ), Isaac Edington (SSA), Sol Montes (Brasília), Antônio Baptista (PE), Marah (BH) e Vander (SP). Margareth Menezes conversou com os jornalistas Camila Marinho e Pablo Vasconcelos sobre o tema “Bahia Folia” e Daniela Mercury falou sobre os “30 anos do Canto da Cidade”. Um dos painéis mais concorridos foi do encontro do carioca Milton Cunha e do baiano Alberto Pitta que bateram papo sobre o carnaval do Rio e Bahia, mediado por Ray Vianna. O diretor artístico do Rock In Rio, Zé Ricardo também foi muito aplaudido ao falar sobre a criatividade influencia em grandes eventos como o Carnaval, Rock In Rio e o Festival de Verão, que acaba de assumir a direção. Dentro do tema “Experiências, Marcas e Produtos”, a promoter Licia Fabio e a produtora Luciana Villas Boas falaram da importância dos camarotes no carnaval baiano. O Carnaval Academy contou também na sua programação palestras sobre Metaverso com Gil Giardelli e sobre Gestão de Pessoas com Guta Orofino.
O primeiro dia foi pontuado pelas intervenções musicais na feira, com apresentações da Escola de Samba Mancha Verde (SP), Nação do Maracatu Aurora Africana (Recife e Olinda), banda de rua Babadan (Belo Horizonte), Escola de Carnaval (Brasília) e o afoxé Filhos de Gandhy.