A Zetra – fintech fundada em 2000 e, hoje, com atuação nacional e escritórios em seis cidades de diferentes regiões do país – obteve pelo segundo ano consecutivo o selo “Uma Empresa Ética”. A certificação é da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes).
Para conquistar a chancela, a Zetra precisou comprovar o cumprimento de requisitos como dispor de programa de integridade em conformidade com marcos legais; manter código de ética; realizar treinamento de compliance para os colaboradores; e oferecer contínuo canal de denúncias. A fintech conta hoje com um time de cerca de 200 funcionários.
“Inscrevemos a Zetra no programa Uma Empresa Ética, da Abes, e, novamente, como ocorreu em 2021, neste ano de 2022 também cumprimos todos os requisitos. Essa certificação pela segunda vez consecutiva reafirma um dos nossos pilares: compromisso com a ética e a transparência em nossa organização”, ressalta o diretor de Governança, Risco e Compliance da Zetra, Eloi Rezende.
Eloi Rezende, diretor de Governança, Risco e Compliance da Zetra
A fintech desenvolve soluções em TI de gestão, automatizada, de crédito e benefícios consignados oferecidos por empresas aos seus funcionários. “Nossa especialidade é a promoção do bem-estar financeiro de trabalhadores de diversas atividades econômicas em todo o Brasil”, assinala Rezende, citando que mais de 5 milhões de empregados privados e públicos são diretamente beneficiados pela plataforma tecnológica da Zetra.
O executivo lembra que, ano passado, quando a Zetra obteve o selo, já tinha se tornado a primeira fintech voltada à gestão de consignados a receber a certificação “Uma Empresa Ética”. Eloi Rezende explica que há quatro anos a Zetra investe em compliance, quando o termo ainda soava como novidade no mercado. “É uma forma de respeito a nossos colaboradores, nossos clientes e parceiros”, afirma.
O diretor menciona ainda outras certificações, inclusive internacionais, conquistadas pela Zetra, “como ISO 27001, que atesta segurança da informação, e a ISO 9001, que comprova a qualidade de nossa gestão”.
Com 450 clientes em todo o Brasil, a Zetra, de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, tem, além da unidade na cidade mineira, representações em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Curitiba.