A maratona de shows #LAURA30 terminou no dia 27 de fevereiro no Teatro Carcano de Milão e quebrou recordes para Laura Pausini, que comemora 30 anos de carreira. Começando no famoso Teatro Apollo do Harlem, em Nova York, com uma escala no The Music Station em Madri, as apresentações especiais lotadas de fãs, em três países diferentes, marcaram o retorno aos palcos da mais premiada artista italiana do mundo. Desde 1993, Laura Pausini tem levado sua música mais longe do que qualquer outro em escala internacional.
Foi uma façanha sem precedentes, um esforço físico e vocal que Laura quis fazer para seu grande público, que a apoia e segue desde a vitória da música “La Solitudine” no Festival de Sanremo, em 27 de fevereiro de 1993. A maratona trouxe Laura de volta aos palcos após cinco anos sem apresentações ao vivo, mas que lhe renderam um novo reconhecimento mundial, incluindo uma indicação ao Oscar de 2021 e uma vitória no Globo de Ouro. Do palco de #LAURA30, também veio o anúncio surpresa de uma música inédita. Ao final de cada show, Laura não resistia e queria dar um “spolier”, um trecho de seu novo single que só poderia se chamar “Un buon inizio” (“Un buen inicio”, na versão em espanhol).
"Pensei muito em como comemorar este nosso aniversário. Minha mais longa história de amor, criei com aqueles que me escolheram como sua voz. Durante esses anos de Covid, vivendo viagens e emoções indescritíveis com o Globo de Ouro, o Oscar, o docufilme e o Eurovision, tive muito tempo para refletir sobre meus 30 anos de vida pelo mundo, percebi que estava me adaptando aos ritmos de quem se contenta, e não gostei disso em mim, não me reconhecia. Procurei encontrar em mim uma força que honestamente havia perdido, e também por isso desenhei um logotipo com uma mulher, que sou eu, correndo no tempo. Quero e preciso me dar esse presente: saber que não cheguei ao objetivo, que ainda há mais para descobrir e para explicar a quem acredita em mim que quem já viveu o que tive a honra de viver também pode encontrar nova coragem, novo estímulo, novos objetivos, porque não é bom ficarmos sentados no passado. Acho que só olhando para frente podemos encontrar esperança, nos sentir vivos, encontrar alegria em nossos corações e entender que ainda há tanta vida para acontecer e coisas para conhecer. Por isso, quis fazer algo louco! 24 horas, 3 cidades, 2 continentes, 5 idiomas, 30 anos. Eu realmente não sabia se conseguiria, mas se nós, famosos, somos tão vigiados e julgados, prefiro que quem me segue veja que me esforço, me proponho novos desafios, e não por megalomania, mas para viver, sentir-me útil, ainda que pudesse desfrutar sem fazer nenhum esforço, quero sempre me desafiar, com toda a paixão que tenho, desde que tenha forças." Para esta ocasião especial, Laura Pausini escolheu usar um terno Emporio Armani, renovando seu forte vínculo com o estilista Giorgio Armani. O look, feito especialmente para ela, inclui a icônica jaqueta, que reproduz o modelo usado pela artista em sua estreia no Festival de Sanremo em 93, agora com inserção do logo bordado, que caracteriza a versão 2023 para o aniversário de 30 anos. Os músicos da banda também usaram roupas da Emporio Armani, sendo uma variação do mesmo terno, mas com detalhes diferentes. #LAURA30 foi apenas o primeiro grande evento em 2023 para Laura Pausini, que ainda tem muitas surpresas reservadas para os fãs, incluindo a estreia de sua nova turnê mundial em Veneza e Sevilha.
#LAURA30 é organizado e produzido por GenteMusic e Friends&Partners (direção criativa de Fabio Novembre, light design de Jacopo Ricci e efeitos especiais de Luca Toscano).
A Neos, a segunda companhia aérea italiana da Alpitour World e a Ticketmaster Itália são os parceiros oficiais de #LAURA30.