A noite desta segunda feira (17) foi especial e agitada na capital baiana. Os 15 anos da União Brasileira de compositores (UBC) – filial Bahia – foi comemorado em grande estilo e movimentou a cena musical ao reunir artistas nacionais e da Bahia durante o encontro que teve em sua programação inúmeras homenagens, no Café Teatro Rubi, no hotel Sheraton Bahia, no Campo Grande. Na Bahia, a associação conta com mais de 1700 filiados.
A celebração foi prestigiada por Alexandre Peixe, Tais Nader, Rafael Pondé, Aninha Franco, Andrezão Simões, Ludmilah Anjos, Luciano Calasans, Bruno Capinan, Luisão Pereira e Ênio Nogueira. Também participaram da festa Luíza Brito, Cinho Dammata, Duda Diamba, Tiago Trade, Eric e Álvaro Assmar, Paquito, Graco Vieira, além do secretário municipal de Gestão, Alexandre Paupério, entre outros.
Membros da Diretoria da UBC participaram da noite festiva e de integração, entre eles, o presidente da UBC e compositor parceiro de Milton Nascimento em várias músicas, Fernando Brant; o diretor de Comunicação da UBC e um dos principais letristas do Clube da Esquina, Ronaldo Bastos; o compositor, diretor Adm. Financeiro da UBC e executivo da Sony Music, Aloysio Reis. Também estavam presentes a cantora e diretora da UBC, Sandra de Sá, o diretor secretário geral da UBC, Geraldo Vianna, o compositor baiano e conselheiro fiscal da UBC, Manno Góes; e o gerente de operações da UBC, Fábio Geovane.
Formado pelo trio Maurício Rocha, Marcelo Paulo e João Paulo, o grupo Vocarte abriu a noite dando as boas vindas ao animado público com um pout- pourri de canções de Riachão, que na última semana completou 93 anos. O trio se apresentou durante toda a cerimônia. Trazendo emocionantes depoimentos de associados, como Durval Lelys e Tenison Del Rey, um vídeo em homenagem à instituição e à gerente regional da UBC, Márcia Bittencourt, foi exibido.
A plateia vibrou com a homenagem a Riachão pela sua contribuição à música. O artista, autor de mais de 600 composições, presenteou o público interpretando duas canções de sua autoria e foi aplaudido de pé. Também foram homenageados Walter Queiroz e Jorge Moreno. Alexandre Leão e Luiz Caldas, também homenageados pela UBC, se apresentaram no evento, organizado por Márcia Bittencourt e pelo produtor cultural, Gino Larry.