Desde 2010 Alice Barbosa Lima se dedica exclusivamente à arte. Neste período teve aulas com artistas como Luiz Ernesto, Paulo Ormindo, Charles Watson, José Maria Dias da Cruz e Katie Van Scherpenberg. Depois muito aprendizado, ela mostra pela primeira vez seu trabalho ao público, na individual Estrada, em cartaz até 17 de novembro, no Espaço Ernani Arte e Cultura, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Com curadoria do artista e fotógrafo Marco Rodrigues, Alice selecionou 20 pinturas de grandes dimensões, em acrílica sobre tela, produzidas nos últimos sete anos. Trabalhos em preto e branco ou multicoloridos dividirão espaço no belo casarão de Botafogo. “O uso das cores acontece naturalmente na minha produção. É algo instintivo”, diz a artista, que é prima de Lygia Clark e Sonia Lins e neta de Barbosa Lima Sobrinho.
Além das pinturas, a mostra reúne também 32 desenhos em papel ofício, produzidos pela artista desde a adolescência. “Em nossos muitos encontros esses trabalhos me chamaram atenção e não pude deixá-los fora da mostra. A Alice tem os traços firmes e harmoniosos, resultado de muita disciplina. Seu trabalho é muito bem resolvido”, define o curador. O público poderá conferir também quatro vitrines com obras em relevo, feitas pela artista em homenagem à mestre Katie Van Scherpenberg, com quem aprendeu a técnica.
Amigos de longa data, curador e artista se aproximaram a partir da admiração de ambos pela obra do pintor expressionista austríaco Oskar Kokoschka. “Conversávamos muito sobre o tema e me interessei também pela obra dela. Alice é muito dedicada e está preparada para dar este importante passo na carreira”, elogia Marco Rodrigues.
Sobre a artista–Alice Barbosa Lima iniciou sua carreira artística na Escola Nacional de Botânica Tropical, onde fez aulas de aquarela botânica com os professores Paulo Ormindo e Dulce Nascimento. Desde 2011 cursa Questões Fundamentais da Pintura, com o professor Luiz Ernesto de Moraes, no Parque Lage. Fez curso de colorismo com José Maria Dias da Cruz, de desenho, com Chico Cunha, e participou de workshops com Charles Watson. Durante quatro anos teve aulas de pintura com a professora Katie Van Scherpenberg.