O Domingo de Páscoa foi marcado pela Reativação do sino da antiga Igreja de São Francisco de Assis na Praia do Forte, em Mata de São João, um dos lugares mais visitados da região.
Participaram do evento o Idealizador do Projeto de Resgate do Toque dos Sinos Fausto Franco, o Secretário de Turismo de Mata de São João Alexandre Rossi, o historiador e Coordenador do Projeto dos Sinos Rafael Dantas e o engenheiro responsável Arthur Barros. A reativação só se tornou realidade graças a sensibilidade do prefeito de Mata de São João, João Gualberto com o HiperIdeal. Essa é a 11° igreja contemplada com o projeto que ajuda no incentivo do turismo religioso no Estado da Bahia. Para o ex-secretário de turismo da Bahia, Fausto Franco, a ação contribui para valorizar ainda mais as belezas de um lugar especial como a Praia do Forte. Centenas de pessoas acompanharam a cerimônia.
O historiador Rafael Dantas, Coordenador do Projeto de Resgate do Toque dos Sinos, lembra que a Igreja de São Francisco de Assis foi construída na primeira metade do século XX, fruto da religiosidade da comunidade no litoral norte. Nas últimas décadas o único sino do templo não tocava e não possuía o badalo. A reativação devolveu não só o toque do sino como o brilho do equipamento, motivo que agradou o engenheiro responsável pela ação Arthur Barros.
Além de estar inserida em uma das regiões mais visitadas da Bahia a Igreja de São Francisco de Assis possui belas pinturas do artista plástico baiano Carlos Bastos retratando a via sacra, pintadas em 1993. A cerimônia especial foi celebrada pelo Padre João Primo e contou com a participação da comunidade, autoridades, representantes do Projeto e fieis.