Recebendo para Jantar
A mesa tem uma grande importância nas relações entre amigos, sempre celebrando datas especiais com uma refeição, que se tornam um momento importantíssimo na recepção de convidados. E o que conta mais nessa hora é a qualidade da comida, a apresentação da mesa e um bom serviço.
Desde o século XVIII, a mesa posta para uma refeição comemorativa ganha especial importância, pois nesta época surgiram as salas de jantar nas residências das pessoas de classe alta e da burguesia abastada. Até então, comia-se no espaço doméstico comum e não havia uma sala destinada às refeições. Anteriormente, a sala de jantar existia apenas em palácios reais e em castelos.
Já no século XIX, desenvolveu-se o decor da gastronomia requintada. Existia o serviço à francesa, em que todas as travessas eram colocadas à mesa desde o início da refeição. Foi substituído pelo serviço à russa, no qual os empregados iam servindo e substituindo os pratos à medida que se sucediam as iguarias. Havia uma teatralização e um esplendor no requinte dos serviços. A refeição era um prazer visual tão importante como o sabor da própria comida.
Já nos séculos XX e XXI, tudo isso mudou: perdeu-se a encenação, as refeições ficaram mais curtas e mais discretas, sendo menos dispendiosas.
Mas vale refletir sobre a origem dos costumes atuais à mesa, cujas raízes remontam a tempos passados e, ainda, refletem muitos hábitos até hoje. Como herança, permanecem atualmente os maître d' hôtel e os cheffs. A nouvelle cousine praticada atualmente é uma reação à espetacularidade daqueles tempos.
O Site Michelle Marie separou alguns ambientes, que ilustram bem o século XXI, mostram a praticidade que a classe média precisa e o requinte que os nobres cobiçavam !!! O século atual vive esse mix de possibilidades em todos os seus movimentos culturais, desde a moda e decoração até às criações musicais e artísiticas, refletindo nas estruturas política e social!!!
Veja aqui!!!
Acima, temos dois projetos de apartamentos compactos, que hoje em dia são cada vez mais utilizados, pela praticidade, normalmente para recém-casados ou solteiros!
Nestes dois ambientes, observamos uma sala de jantar para uma família pequena, cada vez mais comum no seculo XXI. As famílias tentam manter o conforto, aliado à praticidade exigida pelo dia a dia!