Os óculos deixaram de ser acessórios funcionais e viraram uma forma de expressar sua própria identidade. No início dos anos 2000, começou um movimento de personalizar todos os acessórios, incluindo os óculos de grau e de sol, que começou bem devagar, para poucos. Mas a partir de 2010 com o aumento do e-comerce, surgiram várias novas maneiras de comercializar coisas personalizadas!!
Varias grandes marcas, famosas por manter há praticamente quase 1 século a fabricação manufaturada, ganham mais força com esse movimento de "exclusividade". As empresas perceberam que todos somos diferentes, e que a beleza é condicionada a maneira que é apresentada, e isso tirou de vez a padronização imposta nos anos 80 da cena mundial!!
Podemos citar a grife francesa Maison Bonnet, que é famosa por usar cascos de tartarugas, que apesar de terem sido proibidos nos anos 70, a empresa guarda um estoque para pequenas encomendas, que chagam a custar R$70 mil.
O designer especializado em armações o alemão Ralph Vaessen, que depois de procurar um modelo que o agradasse e não encontrar decidiu procurar uma artesã e produzir algo que o agradasse e não parou mais. Trabalhando com peças únicas e feitas apenas sob encomenda, com chifres de búfalo, elas já foram vistas nos rostos de Kate Moss e Christian Louboutin . Vendidos em lojas como a Collette, em Paris, e a Barneys, em Nova York.
Outras novas vêm surgindo, como a brasileira livo, que promete alto custo beneficio, e varias novidades usando materiais nobres e com provadores on-line!!!