Bordeaux foi fundada no por volta de 300 a.C. com o nome de Burdigala devido aos Bituriges Vivisques, uma tribo gala da região de Bourges. Seu primeiro nome era Burdigala onde em seu dialeto Burdi significava "ferro" e gala "fundição", grosseiramente traduzindo seria Ferro Fundido. O nome evoluiu para Bordèu em gasconhês (dialeto local antes da unificação da ligua Francesa) e se tornou Bordeaux no francês atual.
Bordeaux foi a capital francesa por alguns meses durante a Primeira Guerra Mundial. Em 3 de setembro de 1914, apos ataque aéreo alemão na cidade de Paris, o governo e o parlamento transferiram sua sede para a cidade, retornando para Paris somente no dia 22 de dezembro de 1914.
Com uma produção anual de mais de 700 milhões de garrafas, Bordeaux é a 2° maior produtora de vinho do mundo, produz uma quantidade enorme de vinhos de mesa para o dia-a-dia, bem como,também, os mais caros e prestigiados vinhos do mundo. Os vinhos tintos e Doce branco (Sauternes) fundamentam a reputação dos vinhos bordaleses, ainda assim, Bordeaux produz vinhos brancos, vinhos rosés e vinhos espumantes, estes últimos denominados 'Crémant de Bordeaux'.
A maior razão para o sucesso da produção vinícola bordalesa é o ambiente excelente para o desenvolvimento de vinhedos. Os cursos dos rios Garonne e Dordogne, que irrigam a terra, e o clima litorâneo, que propicia umidade à atmosfera.
Apesar de não ter metro, a cidade conseguiu fugir do caos urbano com uma tecnologia já conhecida, o TRAM, que são trens de superficie que se deslocam como os antigos bondinhos, com estações por toda a cidade, uma otima solução rápida e barata para nosso sistema de transporte publico.
Confira algumas fotos exclusivas e se você ainda não conhece Bordeaux, nas suas próximas ferias, se programe para conhecer !!!!