O castelo foi construído estritamente em estilo renascentista de 1509 sob a liderança do proprietário, Jean Cottereau, tesoureiro do Rei Louis XII, deixa para seus herdeiros, Jacques Angennes, Lord Rambouillet, seu filho. Em 1562 passa em forma de herança para o Barão de Maintenon onde seus herdeiros venderam a propriedade para o Marquês de Villeroy Angennes que em 1674 Françoise Angennes, vende seu castelo junto com o título de Maintenon para para a viúva do poeta Scarron , senhora Françoise d'Aubigné que, assim, torna-se Marquise de Maintenon. A Marquise de Maintenon é famosa na França pelo seu caso secreto com o Rei Louis XIV e pelos filhos bastardos que Louis XIV em 1673 reconhece a legitimação de bastardos reais pela corte real.
O castelo foi ampliado e embelezado por grandes obras financiadas pelo rei e se torna um castelo quase-real e seu parque que foi projetado pelo grande paisagista Le Nôtre é uma obra prima encomendada diretamente pelo Rei.
A propriedade, em seguida, passou para a família Noailles com o casamento de Françoise d'Aubigné-Amable, a sobrinha favorita com o Duc d'Ayen, Adrien Maurice, filho do marechal de Noailles.
Essa reliquia da historia Francesa fica no departamento de Eure-et-Loir na famosa região de Val de Loire, e sua historia se mistura com as dos Piratas do Caribe, a cana de açucar da Martinica e grandes fortunas.
As fotos internas não são autorizadas, pois são coleções privadas da familia, mas garantimos que vale a visita. Confira como o jardim e a arquitetura desse classico Castelo Frances em fotos exclusivas ...