A Fundação Claude Monet é o jardins e a casa de Claude Monet na cidade francesa de Giverny. É considerado o segundo lugar mais visitado na região da Normandy depois do Mont-Saint-Michel (clique aqui e veja nosso post).
A casa e o jardim tem "les labels" de Maison des Illustres e jardin remarquable, titulo concedido pelo governo frances reconhecendo a preseração de jardins e parques.
Após a morte de Claude Monet em 5 de dezembro de 1926, Michel, seu único filho vivo, herda a propriedade de Giverny, parte dos quadros e importante coleção de gravuras japonesas. Mas quem mantém a casa e cuida do jardim é sua neta, Blanche-Hoschedé Monet, filha de Alice e viúva de John, o filho mais velho de Monet.
Por muitos anos a Académie des Beaux-Arts. pela tutela de Jacques Carlu posteriormente de Gerald Van der Kemp, mantiveram a propriedade, mas não tinham recursos financeiros suficientes para mante-la, foi só em 1980 que a Fundação Claude Monet é criada, a partir daí foram feitas todas as reformas necessárias e abriu-se para o público e hoje é um dos destinos preferidos na primavera e verão europeu.
A visita no inverno não é totalmente aberta, e nossa dica é que vá no mes de maio ou junho pois as flores estão em seu ápice e o jardim fica deslumbrante, aí sim você poderá sentir a grandiosidade que é esse lugar.
Confira em fotos exclusivas esse famoso jardim com todas as suas cores !!!