Cosplay ou em japonês ???? (Kosupure) é uma abreviação de costume play (roupa de jogo) que é nada mais nada menos que se caracterizar de algum personagem real ou ficcional, como animes, mangás, comics, videojogos ou ainda de grupos musicais. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade são denominados cosplayers.
Para quem pensa que isso é moda japonesa, ou que não passa de uma nova moda, está errado, o 1° cosplayer foi registrado em 1939 durante a primeira Worldcon, Forrest J. Ackerman na companhia de Myrtle R usaram pela primeira vez uma fantasia durante um evento. Ele criou a veste chamada "futurecostume", enquanto ela criou uma versão do vestido do filme de 1936 "Things to Come". No Japão só chegou nos anos 80 por meio de Nobuyuki Takahashi, que após visitar um Wordcon, levou a moda para o Japão. A partir de então a feira japonesa Comic Markets do Japão (criadas em 1975 em Toquio) começou a ter vários praticantes do cosplay. Com isso os personagens japoneses como mangás, animes, comics e videojogos ficaram mais comuns, sendo muito relacionada com produtos e personagens japoneses. Nos anos 90, o cosplay japonês tornou-se popular no mundo todo, tratando-se de caracterizações de personagens existentes, enquanto que os primeiros cosplays (estadunidenses) estendiam-se principalmente à criação de personagens, não somente se prendendo aos pré existentes.
No Brasil essa onda começou no final dos anos 90 e atualmente virou febre dos adolecentes por todo o País onde ainda há poucas lojas do segmento e praticamente não há roupas e acessorios disponiveis, em São Paulo há mas ainda de forma muito tímida sendo considerado um mercado praticamente inexplorado.
Preparamos um ensaio exclusivo com Yumi Soto Sogawa, com sua roupa de Rukia Kuchiki, personagem de mangá japones.
Confira!!!