As sapatilhas são um dos sinônimos de Ferragamo. Salvatore Ferragamo dedicou grande parte da sua criatividade ao modelo, inspirado na elegância do ballet. Sempre interessado na anatomia do pé e em criar formas inovadoras, começou a conceber o calçado já na década de 1920.
Ferragamo criou sapatilhas ballerinas para estrelas de Hollywood das décadas de 1950 e 1960, como Audrey Hepburn, Greta Garbo, Marilyn Monroe e Ingrid Bergman. Na década de 1950, seus clientes incluíam dançarinas famosas como Katherine Dunham, Alicia Markova, Anna Pavlova, Colette Marchand e Agnes de Mille.
Para a nova temporada de inverno 2024, a Ferragamo Ballerina é vendida em uma nova embalagem: uma caixa rosa claro que remete à cor das sapatilhas de balé, com o logotipo “Ballerina by Ferragamo” desenhado pelo próprio Salvatore Ferragamo em meados dos anos 1950, década em que ele mais se dedicou à criação desses modelos.
Entre os modelos da coleção, a ballerina inspirada no estilo desenhado para Audrey Hepburn chega em lã merino, uma versão inesperada e divertida do modelo icônico. Ela possui sola de borracha e a tradicional construção de sola Opanka. Na parte superior, o laço que cruza o peito do pé termina com um fecho metálico com o duplo F. Disponível em preto ou bege, amarelo e lavanda.
Além desse estilo, a Ferragamo apresenta a ballerina com construção de pouch e placa Vara (em branco com preto ou rosa) ou em couro envernizado preto com duplo Gancini, e o modelo com decote em V com laço de gorgorão Vara: todo preto, em denim azul com laço nude ou branco com laço vermelho.
Disponível nas boutiques Ferragamo e online em ferragamo.com.