O setor calçadista estima uma melhora em 2022 - a exportação deve crescer substancialmente, impulsionada pela cotação favorável do dólar e pela dificuldade de alguns fornecedores asiáticos atenderem às demandas globais. No mercado interno, as perspectivas também são promissoras e a produção deve aumentar 3%, isso depois de ter crescido expressivos 12% em 2021.
Dentro deste contexto, a Couromoda 2022 retoma sua feira presencial de 17 a 19 de janeiro no Expo Center Norte, em São Paulo, após realizar ações online no ano passado. Em sua 48ª edição, a feira apresenta milhares de coleções de centenas das mais relevantes marcas de calçados, bolsas, acessórios e confecções. Dentre os destaques estão os lançamentos de outono-inverno e também produtos de meia-estação para pronta-entrega.
“A Couromoda baliza o setor calçadista e também o de confecção, que deve ser um dos segmentos que mais crescerá no país. Na feira abrimos espaço para as categorias infantil, masculina, feminina, bolsas e acessórios mostrarem suas inovações e tendências para o mercado mundial, alavancando os negócios do setor”, comenta o diretor geral da Couromoda, Jefferson Santos.
Milhares de lojistas, dos mais diversos portes e oriundos de todas as regiões poderão conhecer e comprar as novas coleções. Da mesma maneira, mais de 120 compradores estrangeiros, de 63 empresas e 17 países, como Equador, Bolívia, Colômbia, Panamá, Paraguai e Estados Unidos, também já confirmaram presença no programa especial desenvolvido pela Couromoda. Quantidade igual ou superior de compradores deve visitar a mostra por iniciativa própria.
Espaços coletivos são pontos de convergência Tradicionais pontos de convergência de lojistas e compradores estrangeiros na Couromoda, os estandes coletivos devem atrair os visitantes. Os grupos Moda RS, Moda Franca, Três Coroas Shoes e Sebrae SP terão 54 expositores de calçados, bolsas e acessórios, além da presença de 10 apoiadores, entre entidades e prefeituras.
Economia acelerando e gerando empregos A Couromoda deverá marcar um novo começo para o setor, que quer retomar o protagonismo na economia nacional este ano. Economia, aliás, que apresentou boa performance no final do ano passado, com reflexos positivos para 2022. As vendas de Natal no Brasil cresceram 11,1% em 2021, em comparação com o mesmo período de 2020, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Já o levantamento feito pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) aponta para um aumento real nas vendas de 10% no Natal. Calçados e roupas estiveram entre os itens mais comprados nas duas pesquisas.
No Brasil, o setor foi responsável por criar mais de 37 mil postos de trabalho entre janeiro e outubro de 2021, segundo a Associação Brasileira de Calçados (Abicalçados). Para este ano, há espaço para crescimento no mercado, já que o país se mantém como maior produtor de calçados do Ocidente.
Varejo Tech Store A Couromoda será palco da nova edição do projeto Varejo Tech Store, loja conceito que apresenta aos visitantes da feira, em especial lojistas, diversas soluções especializadas na gestão do varejo de moda. Resultado da parceria de sucesso entre a Data System e a Couromoda, o projeto terá como tema 'Experiência omnichannel para seus clientes - Transformação, crescimento e resultado positivo para lojas de calçados e roupas'.
As 16 empresas selecionadas para participação no projeto têm expertise e cases de mercado que comprovam como têm impactado positivamente os resultados dos negócios, proporcionado experiências integradas, ou seja, varejo e tecnologia caminhando juntos. Trata-se de uma estrutura simulando uma operação de loja. A iniciativa conta, ainda, com móveis, estratégia de visual merchandising e tecnologias de frente de loja e retaguarda.
Segurança como prioridade A feira seguirá todas as orientações e protocolos da Prefeitura e do Governo de São Paulo e a equipe tem sido orientada por profissionais da Saúde. O uso de máscara será exigido e a organização já havia reduzido a capacidade de público do evento para manter uma margem de segurança aos envolvidos. Conforme o Decreto 60.989, da Prefeitura Municipal de São Paulo, é obrigatória a apresentação do comprovante de no mínimo duas doses da vacina contra COVID 19 – através da plataforma ConecteSUS, aplicativo e-saúdeSP (exclusivo para vacinação na capital paulistana) ou da caderneta de vacinação física – para acesso ao evento. Todas as atualizações das medidas sanitárias e exigências para participar da feira podem ser consultadas no site couromoda.com.