O Grupo Soma anunciou ao mercado que assinou na última sexta-feira, dia 23 de outubro de 2020, um memorando de entendimentos que visa adicionar mais uma marca ao seu já poderoso portfólio. Dessa vez, quem se une ao Grupo é a NV, marca da empresária Nati Vozza, considerada um dos maiores fenômenos da atualidade na moda nacional e primeira grande marca brasileira nativa digital. A transação, que ainda depende do cumprimento de algumas condições e da assinatura dos documentos definitivos deve ser concluída, segundo a Companhia, em até 60 dias. A NV encerrou 2019 com um faturamento de R$ 100 milhões e já projeta faturar mais de R$ 170 milhões em 2020, mesmo em um cenário de pandemia, um crescimento acelerado para uma marca com poucos anos de existência.
Estes fatores levaram o Grupo Soma, um dos maiores e mais eficientes players de moda do Brasil, a iniciar tratativas visando complementar ao seu grupo de marcas uma classe de ativos oriunda dos canais digitais e considerada extremamente estratégica sob o ponto de vista de futuro na moda. O objetivo da transação é aportar ferramentas tecnológicas a uma impressionante audiência conquistada organicamente pela NV nos meios digitais. A marca conta hoje com apenas 5 lojas físicas e uma surpreendente venda por metro quadrado.
As primeiras conversas se iniciaram antes da realização do IPO do Grupo Soma, um dos mais bem sucedidos do ano e ocorrido em meio à pandemia. “Sempre admiramos a marca e olhamos essa associação sob um viés estratégico na composição do nosso portfólio. A NV ocupará um espaço até então não preenchido, não só pela sua capacidade de comunicação no meio digital, como pelo seu grande potencial de crescimento. A marca é unicórnio dentro do nosso mercado e poderá contar com toda nossa plataforma na sua aceleração, ancorada na nossa forte cultura omnichannel, e também via abertura de lojas físicas e expansão no atacado, se utilizando da nossa grande rede de mais de 3.000 multimarcas. Além disso, a NV tem grande potencial de expansão de margem, usufruindo de todo nosso know-how operacional”, afirma Roberto Jatahy, CEO do Soma. O sucesso do Soma está na plataforma de marcas, geridas por pessoas com anos de experiência de mercado, onde os sócios fundadores de cada marca são parte essencial da história, e o foco nas relações, na perenidade das marcas e no alinhamento societário são os pilares centrais.
“A NV é um projeto de vida e não poderíamos estar mais felizes em fazer parte do Grupo Soma. Tivemos muita afinidade desde a primeira conversa e quando percebemos que o modelo de negócio do Grupo nos daria total autonomia e independência, ficamos ainda mais entusiasmados. É um reconhecimento do meu trabalho e tenho certeza que uma associação estratégica com o Soma só agregará no nosso foco de expansão e crescimento estruturado, para levar a marca para outro patamar”, revela Natalia Vozza, diretora criativa da NV.
Nos termos divulgados pelo Grupo Soma, a transação será feita com pagamento em dinheiro e ações, de forma que Natalia Vozza e Antônio Junqueira, sócios fundadores da marca, passem a compor o bloco de controle do Grupo. Adicionalmente, o Grupo Soma divulgou que os novos sócios poderão fazer jus a um valor adicional, a ser pago até 2026, caso a marca supere o plano de negócios firmado entre as partes.
A conclusão da transação e assinatura dos documentos definitivos estão sujeitas à verificação de determinadas condições, incluindo à conclusão de auditoria e à aprovação definitiva do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE. Por meio de um portfólio diversificado e complementar, o Grupo Soma cobre uma grande variedade de estilos através de seus produtos, que atendem a diferentes ocasiões para mulheres, homens e crianças. As nove marcas são comercializadas para mais de 1,2 milhões de clientes ativos, presentes em cerca de 280 lojas distribuídas em 24 estados brasileiros e 2 estados norte-americanos.