Como uma jovem sonhadora ela começou como porfessora primária, se formou em pedagogia e serviço social. Como mulher Guerreira, libriana e apaixonada pela família, ela herdou a garra de seus pais Sarah e Antonio Mendes. Hoje, uma mulher madura realizada, mãe de Eduardo e Mariana Aydar e avó de Manuela. Bia Aydar, a nossa convidada do mês, pilota uma empresa de comunicação em sociedade com sua irmã - também guerreira - Fernanda Nigro, e tem na mesa de cabeceira o livro Mentes Perigosas.
Homenageamos a todas as mães do Brasil com um bate papo, de mulher para mulher com Bia Aydar.
P: Você se formou em qual área? Como descreveria seu tempo na Universidade e sua juventude? R: Me formei em Pedagogia e Serviço social , meu tempo de universidade foi muito bom no final dos anos 70.
P: Qual foi seu primeiro emprego? R: Eu era professora primária , adorava meus alunos.
P: Você foi empresária de Luiz Gonzaga. É verdade que usava facão na cintura no sertão afora? R: Sim é verdade eu andava pelo sertão a fora com Sr Luiz e naquela época era muito difícil você ver uma mulher empresariando um artista desse porte .
P: Onde, quando e com quem foi o seu maior aprendizado? R: Sem duvida tive 2 momentos muito importantes, primeiro com Sr Luiz Gonzaga com quem viajei muito pelo Brasil a fora e depois nas campanhas do Presidente Fernando Henrique Cardoso em 94 e 98 .
P: De onde vem essa forte mulher? R: Da vontade de crescer e aprender.
P: Como surgiu o convite para comandar a presidência do grupo MPM? R: O convite veio do Nizan Guanaes e do Guga Valente eu já trabalhava com eles há muitos anos como fornecedora com minha empresa de eventos, e quando eles resolveram abrir a MPM me convidaram para a presidência o que me deixou muito feliz.
P:Por que saiu? R: Porque já havia cumprido meu papel e queria então fazer outras coisas, outros desafios, e desacelarar um pouco já tenho 55 anos e tenho que me preparar para desafios menos atribulados.
P: Já é notório que com a expansão da internet, cresceu o anseio de ganhar dinheiro, através dela, surgindo assim os publicitários amadores. O que você pensa sobre isso? R: Penso que há espaço para todos os competente, os incompetentes são excluídos naturalmente da vida profissional. Os jovens tem que ter seu espaço como nós tivemos os nossos , adoro trabalhar com jovens . Os de hoje já nasceram na era digital temos muito que aprender com eles.
P: Como mulher enfrentou preconceitos no mundo dos negócios? R: Enfrentei sim é mais difícil para os homens na nossa cultura serem subordinados de uma mulher mas aos poucos estamos conseguindo o nosso espaço , não acho que devemos andar nem a frente nem atrás deles mas sim ao lado .
P: Você se considera uma profissional ambiciosa? R: Sim me considero.
P: Sobre que assuntos você costuma ler diariamente? R: Sobre todos os assuntos leio os jornais diariamente e com a internet sabemos de tudo a todo o momento.
P: Dizem que você acorda as seis da matina e só volta para casa à noite Você se considera uma viciada em trabalho? R: Eu adoro trabalhar isso me rejuvenesce.
P: E o lazer por onde anda? R: Agora tenho mais tempo para meu lazer vou para o Rio todo final de semana onde tenho um apto há 10 anos , me divido entre Rio e São Paulo, adoro ficar na praia.
P: Como nasceu a idéia de uma empresa de eventos de arquitetura? R: Minha empresa não é uma empresa de eventos de arquitetura , é uma empresa de comunicação, no momento temos um contrato com a Nestle ate a Copa de 2014 bem como com a Editora Abril . Fechamos esses contratos junto a Fifa e a CBF.
P: Por que você escolheu seguir o ramo de eventos? E nele, o que é mais gratificante? R: Porque adoro produzir e realizar .
P:Erros cometidos e o que aprendeu com eles? R:Que nada vale a pena se não estiver feliz.
P: Quais as suas prioridades daqui pra frente? R: Ter tempo para mim.
P: O que mais podemos esperar da Bya Aidar? R: Deixar a vida me levar como diz Zeca Pagodinho.
P:Quais suas perspectivas com o Brasil sendo comandado por uma mulher? R: As melhores possíveis, confio nas mulheres.
P:O mundo está pedindo PAZ, qual sua mensagem? R: Temos que ter PAZ interior sem ela não há PAZ exterior.
P:E sobre as inúmeras catástrofes? Qual sua opinião? R: Nada acontece por acaso.....