O consultor Carlos Ferreirinha, ex-presidente da Louis Vuitton - Brasil e um dos principais formadores de opinião sobre o luxo, concedeu uma entrevista exclusiva ao site Michelle Marie. Para quem não sabe, Ferreirinha vem atuando há 10 anos em gerenciamento de operações, desenvolvimento de negócios, marketing e comunicação. Há 6 anos fundou a MCF Consultoria & Conhecimento – empresa especializada no segmento do luxo que presta serviços de consultoria, assessoria e treinamento no Brasil e na América Latina. Confira:
Luxo e dinheiro andam juntos? Existe alguma peça de luxo barata?! Andam juntos sim! Luxo não é barato. Mas, também não é caro. Tem o seu valor de prestígio, qualidade excepcional, matéria prima... Detalhes... nobre...
Como uma marca não muito famosa pode virar uma grife de luxo? Se comprometendo com o desenvolvimento das características e atributos para a formação e inclusão no negócio do luxo. Persistência, investimento contínuo, tolerância zero para mais ou menos, distribuição, perfeição...
O que você acha: as pessoas pagam caro pela marca ou pelo produto? Por ambos. Ora pelo produto excepcional e ora pela marca prestigiosa.
Está na moda é está luxuosa? Jamais! Luxo lida com atemporalidade.
Para você, qual é o real sentido da palavra luxo? Desejo, vontade, supérfluo, excesso, negócio, belo e perfeição.
Quais são os mercados mundiais que mais tem crescido em relação ao luxo? Rússia, China, Ásia como um todo... Brasil, Leste Europeu, Índia...
O que você acha do mercado de luxo da Bahia? Incipiente... Mas, em franco desenvolvimento!
Thisa Tanajura