Radicada em São Paulo, a intérprete, compositora, instrumentista e produtora cultural paraibana Socorro Lira faz dois shows em Salvador, com as participações especiais das vozes baianas de Lazzo Matumbi (dia 13 de abril) e Juliana Ribeiro (14 de abril), sempre às 20 horas, no Espaço Cultural Barroquinha. Os dois artistas convidados por Socorro compartilham das mesmas fontes inspiradoras em seus trabalhos, marcados pela brasilidade. As apresentações sinalizam mais uma etapa de atividades dedicadas à arte e à cultura brasileiras do projeto ‘Grão de Música’, que nasceu com a edição de um CD homônimo reunindo vários artistas da Bahia e do Brasil, numa iniciativa do Grão de Arroz para comemorar os 35 anos dedicados à saúde e à educação alimentar em Salvador.
Os shows terão ainda a participação dos músicos Júlio Caldas, no violão, e Ricardo Hardmann, na percussão. A canção de Socorro Lira proporciona, por assim dizer, um passeio lírico pelas ricas e poéticas paisagens interioranas. Uma viagem musical pela diversidade rítmica e melódica do Brasil, sob o olhar de uma mulher dedicada à observação e divulgação da riqueza cultural da sua terra e da sua gente.
A cantora, que nasceu na zona rural de Brejo do Cruz (Paraíba) e atualmente reside em São Paulo, já gravou seis CDs autorais, sendo o mais recente ‘Cores do Atlântico’, lançado apenas na Espanha e em Portugal. De espírito inquieto, a artista viaja por todo o Brasil e por vários países cantando em projetos individuais e coletivos de grande relevância, como o Festival Internacional da Lusofonia ‘Cantos na Maré’ (Galiza/Espanha, 2012). Também tem criado projetos culturais de êxito aqui e no exterior, a exemplo do Cores do Atlântico (www.coresdoatlantico.com) e do Memória Musical da Paraíba. Recentemente, Socorro fez residência artística em três países africanos, com destaque para Moçambique, onde cantou ao lado de artistas daquele país, como Stewart Sukuma.