A expansão do Shopping Barra será inaugurada no dia 04 de setembro, um investimento de mais de R$ 70 milhões, o projeto deixará o equipamento com aproximadamente 50 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), distribuídos em cerca de 150 mil metros quadrados de Área Construída no total.
A expansão terá 55 novas operações, dentre elas 04 megastores, um completo centro de diversão para adultos, adolescentes e crianças, Barra Gourmet, um moderno complexo de cinemas com 08 salas, além de um novo Deck Park.
Um grupo de investidores cotistas do shopping responde pelo investimento: Bahia Mall Empreendimentos, Euluz Empreendimentos, Funcef (Fundação dos Economiários Federais), IRB (Instituto de Resseguros do Brasil), Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) e Refer (Rede Ferroviária Seguridade Social).
Já o planejamento, desenvolvimento e comercialização do projeto de expansão estão a cargo da Enashopp, administradora do Shopping Barra desde o ano 2000, especializada em shopping centers e centros empresariais.
O escritório Caramelo Arquitetos Associados foi escolhido para assinar o projeto arquitetônico da nova estrutura que está sendo construída na área do estacionamento térreo que dá acesso à entrada principal. . A construtora responsável é a Andrade Mendonça
Além da expansão, o projeto também inclui investimento para a renovação e modernização dos espaços já existentes no atual shopping. O empreendimento conta com um investimento de cerca de R$ 12 milhões para realização de benfeitorias, que vão desde a substituição e instalação de 150 novas câmeras de segurança com sistema de última geração até a modernização do revestimento da fachada Leste do shopping, que passará a ser de alumínio composto e granito.
Serão feitas ainda as trocas dos revestimentos dos pilares, jardineiras e paredes; a modernização do Guarda Corpo / Gradio, que será composto por vidro e aço inox; a modernização dos sanitários e hall sociais; a substituição de 12 escadas rolantes e a modernização do revestimento delas e de mais 20 escadas rolantes já existentes no shopping.
Com a expansão, o Deck Park do Barra passará a oferecer cerca de 3.000 vagas de estacionamento no total, distribuídas em sete novos pisos de garagem. O acesso interno será ampliado com a instalação de elevadores ligando os novos pisos de garagem aos pisos de lojas. As escadas rolantes já existentes também atenderão à área da expansão.
De acordo com dados de pesquisa de satisfação, realizada pela Potencial Pesquisas, em março de 2011, 72% dos clientes do Barra se consideram totalmente satisfeitos ou muito satisfeitos com o equipamento. O Barra tem a maioria de seus frequentadores dentro da faixa etária entre 25 e 44 anos e 89% pertencem às classes AB, o que reforça ainda mais o posicionamento do shopping dentro do segmento de mercado de luxo de Salvador.
A expansão vem para fortalecer também o mix de lojas reforçando ainda mais o posicionamento do Barra como lançador de tendências no cenário fashion. Todas as novas lojas e os cinemas, com exceção dos restaurantes do Barra Gourmet que ficarão no L1, serão localizadas no Piso L4. Cerca de R$ 60 milhões estão sendo investidos pelos lojistas para as obras e instalações das novas operações.
Calvin Klein, Yoggi, Le Lis Blanc / Noir, Le Lis (megastore), Game Station (megastore), John John, Denim Humpty Dumpty (megastore), Ellus Planeta Bebê, Animale, Tip Top Farm, Tok & Stok (megastore), Maria Filó, Zelo Shoulder, Casa & Coisa, Blu-K, Spicy, Dudalina, Acquaroma, Santa Lolla, Fiolaser, My Shoes, Dermage. Havaianas, Adcos, Limits, Jacques Janine, Valisere, Aromma Cosméticos, Outback Steakhouse (Barra Gourmet), Serrara ,Joalheria Oliva (Barra Gourmet), Morana Santo Pesce (Barra Gourmet) Technos Center Alfredíssimo (Barra Gourmet) Óticas Opção, Doces Sonhos (Barra Gourmet) Cristalli Luxury Tokai (Barra Gourmet) Koffer Pereira Café Tim Store Seven Café Speed Tech Abuela Goye Lucce UCI Orient Barra