Newton Mesquita

Rodin Bahia

Newton Mesquita

O paulistano Newton Mesquita, que tem obras expostas em importantes coleções no Brasil e no exterior, como o MASP (SP) e o MAB (SP), traz a exposição Fazendo Gente a Salvador , logo mais, no Palacete das Artes – Rodin Bahia, na Graça.

O também arquiteto, que já realizou 51 exposições individuais de pintura, desenho, aquarela, gravura, fotografia, objeto e escultura, foca, na capital baiana, em seu gosto por cenas do cotidiano, retratando principalmente pessoas normais, como ele e como o visitante.

A mostra, que ficará em cartaz até o dia 2 de setembro, nasce da observação de Newton Mesquita de que “Quase ninguém mais faz gente. Não no sentido bíblico, mas pictórico”. São, ao todo, 52 quadros mostrando "gentes". Homens vestidos e mulheres nuas. Figuras inteiras, grandes, com cores fortes. Muitos personagens aparecem de costas, andando ao acaso, de mão no bolso, passando uma expressão contemplativa, mesmo que não se vejam os rostos.

As mulheres estão sempre nuas. Comparadas com a placidez poética dos homens andando ao léu, elas são um choque de cor e de sensualidade. O erotismo aparece convidativo, ao alcance da vontade mais próxima. O artista quis assim. Deu às figuras tons realistas, assim como a obra de Newton Mesquita, que é realista, mas não hiper. Ele não gosta do rótulo, nem de rótulos. Não são necessários. Basta passear pelos quadros e absorver essa dimensão de intimidade, de participação, dada pelo desenho preciso e pela atmosfera insinuada.

Estas características marcam os trabalhos de Newton Mesquita, que participa de mostras coletivas e salões oficiais desde 1972. Cenas do cotidiano reinterpretadas pelo olhar delicado do artista, que desta vez dedicou uma exposição inteira a fazer gente, "gentes", como você, eu ou ela. Mas que, retratados assim, ganham a dimensão de arte.

 Exposição Fazendo Gente Newton Mesquita Local: Palacete das Artes – Rodin Bahia Rua da Graça, 289, Graça. Data: 27 de junho a 2 de setembro Visitação: de 3ª a 6ª (13 às 19h); sáb. e dom. (14 às 19h); Entrada gratuita.

Veja também

Michelle Marie