Salvador está em contagem regressiva para a Copa das Confederações, que acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho de 2013. A um ano da competição, a cidade se prepara para este, que é o evento teste para a Copa do Mundo da FIFA. Os megaeventos esportivos servirão como uma vitrine para a capital baiana, que terá projeção nos âmbitos nacional e internacional.
A Copa das Confederações reunirá oito seleções: Brasil (país-sede), Uruguai (campeão da Copa América), Espanha (campeã da Copa do Mundo), Japão (campeão da Copa da Ásia), México (campeão da Copa Concacaf), Taiti (Copa da Oceania), o campeão da Eurocopa, que será conhecido no próximo dia 1 de julho, e o campeão da Copa das Nações Africanas, que acontecerá em 2013.
Ao todo, serão 16 jogos, dos quais três serão realizados em Salvador, nos dias 20, 22 e 30 de junho. No dia 22/6, a festa será mais emocionante, pois Salvador irá receber a seleção brasileira, e no dia 30/06, será realizada a partida de definição do terceiro lugar.
Para o gestor do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa), Leonel Leal, a realização dos megaeventos esportivos em Salvador irá coroar a sua competência em realizar eventos de grande porte e receber um grande contingente de visitantes. “Já temos um excelente know-how na realização de grandes eventos, visto que realizamos a melhor e maior festa popular do mundo, mas a Copa do Mundo tem características específicas e a Copa das Confederações será o momento ideal para colocá-las em prática”, afirmou Leal.
Além de Salvador, as cidades que sediarão os jogos da Copa das Confederações serão Brasília, sede da abertura, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro, sede da partida final.