6 carreiras para quem gosta de tecnologia e internet

23% dos empregos no mundo devem mudar nos próximos cinco anos devido às tecnologias digitais e inteligência artificial, diz Fórum Econômico Mundial

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O universo da tecnologia e da internet está em constante expansão, oferecendo uma gama crescente de oportunidades profissionais. Conforme o relatório “Future of Jobs 2023” do Fórum Econômico Mundial, quase um quarto (23%) dos empregos no mundo devem mudar nos próximos cinco anos devido à crescente adoção de tecnologias digitais e inteligência artificial. 

As projeções indicam que o aumento dos empregos em ocupações de tecnologia será duas vezes mais rápido do que o crescimento geral do emprego nos EUA até 2034, segundo a CompTIA

Para aqueles que se sentem atraídos por este mundo digital, há várias carreiras promissoras que combinam inovação, criatividade e a chance de moldar o futuro. A seguir, destacamos algumas das áreas mais interessantes para quem é apaixonado por tecnologia e internet.

  • Governança de dados 

A governança de dados envolve um conjunto de práticas, processos e políticas destinadas a assegurar a qualidade, a segurança e o uso ético dos dados. Com o advento da IA, esses aspectos se tornam ainda mais essenciais. Sem uma gestão apropriada, as organizações correm riscos consideráveis, como violações de privacidade, vieses algorítmicos e problemas na tomada de decisões.

“Sem uma governança robusta, há riscos significativos de violações de privacidade e uso indevido de dados, levando a prejuízos financeiros e danos à reputação. Com regulamentações como a LGPD no Brasil e o GDPR na Europa se tornando mais rigorosas, as empresas precisam garantir que suas práticas de IA estejam em conformidade com essas leis para evitar sanções legais”, afirma o Business Development Director da Keyrus,Paulo Simon. 

  • Tecnologia da Informação 

A demanda por profissionais qualificados está crescendo exponencialmente no setor de tecnologia da informação. Um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) mostra que, até 2025, serão criados quase 800 mil novos postos, mas o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano – o que deve abrir um déficit de 532 mil pessoas para trabalhar na área.  

Para o especialista em dados e inovação e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Kenneth Corrêa, o crescimento exponencial da demanda por profissionais qualificados na área de tecnologia da informação e análise de dados  reflete a urgente necessidade de uma resposta estratégica por parte das empresas e instituições de ensino. “O dado alarmante apresentado pelo estudo da Brasscom evidencia não apenas uma lacuna entre a oferta e a demanda de talentos, mas também um desafio fundamental para a competitividade e o desenvolvimento do país”, declara. 

  • Inteligência Artificial e a robótica 

A inteligência artificial (IA) e a robótica emergem como soluções primordiais. Essas tecnologias podem aumentar a produtividade, reduzir custos de produção e até mesmo criar novos empregos em diversas áreas do mercado. No entanto, sua implementação também apresenta desafios, especialmente no que diz respeito ao mercado de trabalho e sua aceitação.

Dados do relatório da Resume Builder revelam que 37% das empresas que usam a IA afirmam que a tecnologia substituiu trabalhadores em 2023. A mesma pesquisa aponta que 44% das empresas pesquisadas dizem que a IA levará a demissões em 2024.  

“Com a IA revolucionando diversas indústrias, especialistas nessa área são responsáveis por desenvolver algoritmos e sistemas que permitem às máquinas realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como reconhecimento de fala, visão computacional e tomada de decisões. Neste cenário, a IA tem se tornado cada vez mais promissora”, pontua o CEO da Advisor10X AgileTech e especialista em tecnologia e negócios, Antonio Muniz. 

  • Marketing de dados 

O conceito de marketing de dados, também conhecido como data-driven marketing, refere-se à estratégia de coleta, análise e uso de dados para direcionar ações de marketing que sejam cada vez mais eficientes, personalizadas e voltadas ao perfil e necessidades específicas de cada cliente ou segmento de clientes.

Na prática, essa abordagem tem como principal objetivo oferecer insights valiosos e aprimorar a tomada de decisões estratégicas, visando ampliar engajamento, satisfação, retenção e, consequentemente, o retorno sobre o investimento de campanhas e ações de marketing. 

Conforme Kenneth Corrêa, em uma era de crescente digitalização e mudanças radicais do comportamento do consumidor, o marketing de dados oferece o caminho para manter-se à frente, identificando tendências emergentes e entendendo as mudanças nas preferências do consumidor. “Assim, a adequação das estratégias e ofertas se torna mais ágil e eficiente. De nada adianta o produto certo, para a pessoa certa, mas na hora errada”, comenta. 

  • Engenharia de Software

A Engenharia de Software é a disciplina que envolve o desenvolvimento, implementação e manutenção de sistemas de software. Profissionais dessa área utilizam princípios de engenharia e técnicas de programação para criar softwares que atendam às necessidades específicas de usuários e empresas. 

Segundo o Bureau of Labor Statistics dos EUA, a demanda por desenvolvedores de software está projetada para crescer 25% até 2031, muito mais rápido do que a média para todas as ocupações. 

“Outro estudo interessante para se analisar é o relatório da CompTIA, onde revela que as funções de desenvolvimento de software e engenharia são algumas das mais procuradas no setor de tecnologia, com um aumento significativo na criação de novos empregos previstos para até o final de 2024. Este crescimento é impulsionado pela expansão contínua da economia digital e pela necessidade constante de inovações tecnológicas,” analisa Antonio Muniz.  

  • E-sports

A indústria de jogos e esportes eletrônicos tem crescido exponencialmente, oferecendo diversas oportunidades. Há vagas para diversas especialidades, desde jogadores profissionais até criadores de conteúdo e gerentes de equipe. Profissionais dessa área podem se especializar em desenvolvimento de jogos, streaming e competições de e-sports. 

O faturamento dessa indústria foi de US$ 184,4 bi em 2022 e chegará a US$ 211,2 bilhões em 2025, segundo a Newzoo, maior consultoria especializada nos números deste setor. Os dados são otimistas e revelam as perspectivas promissoras que estão surgindo para aqueles que buscam se especializar nesta área.

Segundo o CEO do Team Solid, Marcos Guerra, hoje o cenário de e-sports é um cenário novo e em franco crescimento. Muitas posições já estão se consolidando, porém, ainda existe ainda muito espaço para se consolidar carreiras - e deixa uma dica importante para quem deseja atuar neste segmento. “Independentemente do que se propor a fazer, faça o melhor que você puder, com estudo, foco e dedicação, isso é tão importante quanto ter o “dom para isso”. E principalmente, se divirta durante o processo, para que quando chegar lá, seja prazeroso e não um fardo”, conclui.  

 

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Michelle Marie