As tendências de mercado estão voltadas para o consumo de produtos sustentáveis e linhas especiais, como para pets

freepik freepik

O mercado brasileiro de produtos de limpeza consolidou sua posição de destaque ano passado, alcançando um crescimento de 12%, totalizando US$ 6,9 bilhões em vendas em 2022, segundo últimos dados publicados pela Euromonitor Internacional. Essa ascensão coloca o Brasil como o quarto maior mercado global de produtos de limpeza, situando-se atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Já os últimos dados da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), revelam que a produção nacional registrou um aumento de 5,2% no terceiro trimestre de 2023. 

“O setor de produtos de limpeza no Brasil é dominado por fornecedores nacionais, com as importações correspondendo a cerca de 15%  da demanda total em 2023, de acordo com a Euromonitor International. Somente no ano passado, elevamos nosso ticket médio de R$ 109,00 para R$ 133,00” , compara Cristiano Correa, CEO da Ecoville, maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil, com mais de 300 unidades pelo país. 

Outro ponto de destaque para Correa foi o aumento do público nas lojas físicas, só em 2023 a marca constatou um crescimento de 12%  no movimento e encerrou o ano com um faturamento 22% superior ao ano anterior, ultrapassado em 7% às metas iniciais. “O contato direto com o consumidor nos ajuda a entender as principais necessidades de consumo dos brasileiros”. 

Dentro desse contexto, o CEO aponta que as principais tendências para o setor em 2024 estão voltadas para produtos sustentáveis e linhas de produtos específicas, como para pets e limpeza profissional, finaliza.

 

 

Veja também

Michelle Marie