Um relatório recente da Research and Markets indica que, globalmente, o mercado de cidades inteligentes crescerá mais de 20%, atingindo cerca de US$ 2,51 trilhões até 2025. O crescimento deve ser impulsionado pelo aumento da urbanização e maior investimento em desenvolvimento de infraestrutura tecnológica para atender estes centros urbanos.
A U-All Solutions - empresa especializada em conectividade e experiência com o cliente por meio de Big Data e inteligência de dados, está envolvida em grandes projetos para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil, como Natal (RN), Saquarema e Angra dos Reis (RJ), auxiliando prefeituras a promover conexão segura e de qualidade para a população, respeitando as normas da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
O conceito de cidades inteligentes nasceu com uma ideia de conectar soluções tecnológicas, como semáforos, pontos de ônibus e praças públicas com Wi-Fi, a fim de facilitar a vida da população. No entanto, atualmente, os projetos também visam o bem-estar dos cidadãos de maneira prática e em ações do dia a dia de diversos setores, como planejamento urbano, habitação social, energia, mobilidade, coleta de lixo, controle da poluição do ar, entre outros.
A U-All Solutions possui mais de 25 mil pontos de conexão espalhados pelo Brasil e a expectativa é que esse número triplique até 2025. A conectividade está presente desde a escola até praças públicas, onde é possível se comunicar diretamente com os cidadãos, trazendo informações sobre vacinação, campanhas e pesquisas de satisfação, por exemplo.
A implementação de soluções da empresa permite a análise do comportamento do habitante e até do turista, possibilitando o investimento em infraestrutura e manejo de recursos de maneira estratégica, de acordo com a demanda necessária. Além de também possibilitar a integração com aplicativos da Polícia Militar, gerando um ambiente mais seguro com prevenção de incidentes e resposta rápida em casos de emergência.
“Em Saquarema, no Rio de Janeiro, estamos encarregados de proporcionar conectividade para alunos e professores em escolas públicas. Em paralelo, também desempenhamos um papel crucial nessas instituições ao facilitar a comunicação interna, incluindo a divulgação de avisos e realização de pesquisas, por exemplo”, explica Rodrigo Antunes, fundador e CEO da U-All Solutions.