Eduardo Kobra, renomado artista plástico e um dos principais nomes da arte urbana, inaugurou um emocionante mural em homenagem aos 30 anos do legado de Ayrton Senna no Autódromo de Miami, Estados Unidos. O evento, realizado no Hard Rock Stadium com apoio da Senna Brands, destaca uma obra que mede 8 metros de altura por 11 metros de largura, exibindo o icônico olhar e capacete amarelo, verde e azul do piloto brasileiro, além de uma pose que simboliza oração e paz.
"A pintura de murais ao redor do mundo, muitos dos quais retratam Senna, sempre foi especial, mas este projeto possui um significado profundo para mim. Preservar a memória de Senna, cujo legado ultrapassa as fronteiras do esporte, é uma grande honra", comentou Kobra.
Bianca Senna, sobrinha do tricampeão e CEO da Senna Brands, destacou o impacto global de Senna durante a cerimônia de inauguração. "Este mural é um novo marco emocionante para os fãs e reflete o profundo reconhecimento de Ayrton nos Estados Unidos, uma região que, durante sua carreira, não acompanhava tanto o automobilismo quanto hoje", disse ela.
Além do mural, Kobra apresentará a exposição "Ayrton Senna: 30 anos de saudade", no Premium Paddock Club, de sexta-feira a domingo, coincidindo com as corridas do GP de Miami. A mostra incluirá telas que exploram a história e a influência de Senna no automobilismo mundial.
"Sou grato à família Senna e ao Instituto Ayrton Senna pela confiança em meu trabalho. Comprometo-me a honrar o legado de Ayrton com todo meu talento e paixão", acrescentou o artista.
A relação entre Kobra e Senna inclui várias homenagens, como o mural em São Paulo, pintado em 2015, e outro em Ímola, Itália, em 2019, no local do trágico acidente de Senna. Kobra continuou celebrando Senna com murais que capturam sua essência como um herói de fé e persistência, inspirando pessoas em todo o mundo.
Nascido em 1975, em São Paulo, Kobra conquistou reconhecimento global por seus murais vibrantes e envolvimento em causas sociais, com obras em todos os continentes e projetos de impacto cultural e humanitário por meio do Instituto Kobra.