O Salvador Bahia Airport, parte da rede VINCI Airports, se destaca no cenário profissional aeroportuário brasileiro por impulsionar o protagonismo feminino em cargos estratégicos. Atualmente, o aeroporto da capital baiana conta com 40% dos postos de liderança ocupados por mulheres. De modo geral, elas representam 45% da força de trabalho que atua no equipamento.
Assim, no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8/3), a empresa não se limita a prestar homenagens a suas profissionais, mas também promove reflexões sobre a presença feminina no mercado de trabalho. Neste sentido, o aeroporto oferece uma programação especial voltada para a comunidade aeroportuária.
Ao longo do mês de março, estão previstas uma série de atividades com o objetivo de oferecer aprimoramento de soft skills fundamentais para garantir ainda mais o destaque delas no ambiente corporativo. A agenda proposta para o período terá início com a palestra online “Elas no Controle: Transformando Potência e Impacto”, na próxima segunda-feira (11).
A apresentação será comandada por Maiara Liberato, especialista em Psicologia Organizacional e mestre em Família na Sociedade Contemporânea. Conhecida por seu trabalho à frente do programa “Cabeça de Homem”, ela também é pesquisadora de Gênero com foco em Equidade, Cultura, Liderança, Masculinidades e Empoderamento Feminino. O evento será transmitido para os oito aeroportos administrados pela VINCI Airports no Brasil.
Além disso, o Aeroporto de Salvador oferecerá a suas funcionárias, entre os próximos dias 14 e 28, cinco workshops, abordando temas como Inteligência Emocional, Habilidades para a Vida, Gestão do Tempo, Personal Branding e Gestão de Conflitos.
Esses cursos práticos têm o objetivo de fomentar reflexões sobre os desafios que as mulheres enfrentam para crescer na carreira, além de abordar conhecimentos e comportamentos e ferramentas indispensáveis para obtenção de sucesso profissional.
O mês será ainda marcado pelo lançamento de uma campanha global da VINCI Concessions de combate aos estereótipos no mercado de trabalho. O material será exibido nas telas dos terminais de aeroportos administrados pelo grupo, tanto no Brasil quanto no exterior.
A programação do Mês da Mulher busca fortalecer o trabalho contínuo da VINCI voltado para fomentar a equidade entre gêneros, bem como garantir carreiras sustentáveis - valores fundamentais para o Grupo.
Mulheres no aeroporto de Salvador
Desde o início da concessão, o Salvador Bahia Airport apresenta números superiores à média nacional no que diz respeito à contratação e presença feminina em postos de destaque. Da mesma forma, o aeroporto da capital baiana procura oferecer oportunidades em espaços historicamente associados aos homens, como a área operacional do aeroporto ou na Seção de Combate a Incêndio. Na área operacional, por exemplo, a presença feminina chega a 37%.
O cenário reflete a preocupação da VINCI Airports, administradora do equipamento, em garantir a equidade de gênero em seu quadro funcional. Líder mundial em concessões e contratações, a empresa monitora a equidade salarial para homens e mulheres que ocupam a mesma função.
Esse procedimento, inclusive, é replicado na estrutura do Salvador Bahia Airport. O acompanhamento constante dessa questão é uma forma de contribuir para um ambiente de trabalho mais acolhedor e justo para todas as pessoas. Da mesma forma, essa política está alinhada com o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Assembleia Geral das Nações Unidas: alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas.