Em homenagem ao Dia da Capoeira, a Escola CTE Capoeiragem realiza apresentação no Shopping Bela Vista

As rodas de capoeira acontecerão no dia 5 de agosto, às 16h, na entrada principal do empreendimento

Foto divulgação Foto divulgação

Manifestação cultural que combina dança e música, além de elementos da luta e da arte, a capoeira ganha espaço no Shopping Bela Vista. No dia 5 de agosto (sábado), a Escola CTE Capoeiragem - Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem, vai realizar uma apresentação gratuita e aberta ao público na entrada principal do empreendimento, às 16h, em homenagem ao Dia da Capoeira, comemorado em 3 de agosto. 

Com toda a importância que a capoeira tem para a sociedade Brasileira, a Gerente de Marketing do Shopping Bela Vista, Juliana Brandão, conta que é uma honra o empreendimento ser palco das apresentações da Escola CTE Capoeiragem e fomentar essa manifestação cultural brasileira para os clientes e lojistas do shopping. “A capoeira é patrimônio cultural da humanidade que, sem dúvida alguma, deve ser impulsionada e valorizada. É entendendo isso que o Shopping Bela Vista abre espaço para as apresentações de capoeira e toda sua representação cultural”, destaca Juliana.

Ferramenta de transformação Fundada pelo mestre Balão, a Escola CTE Capoeiragem oferece a capoeira como ferramenta de educação e transformação para crianças, adolescentes e adultos. “A nossa escola reúne aulas, instrumentos musicais, rodas mensais, assim como pesquisa sobre as raízes da capoeira em prol de possibilitar novas perspectivas de vida. Esse projeto trabalha nos alunos a consciência de identidade e pertencimento”, explica o empreendedor sócio-cultural-esportivo mestre Balão. 

Já o Instituto CTE Capoeiragem, ONG/OSC, presidido por mestre Balão, realiza diversos projetos sociais gratuitos, como o Capoeiragem Mirim, voltado para crianças e adolescentes estudantes de escolas públicas, promove encontros internacionais e vários outros projetos. O CTE está presente em cinco estados do Brasil: Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Sergipe; e também possui centros de treinamento e estudos na Alemanha, Bélgica, Suíça e Itália.  

Segundo mestre Balão, o projeto segue em ascensão, conquistando cada vez mais novos adeptos. “Por ser uma ferramenta educacional, a capoeira é uma arte que mobiliza as pessoas. E isso, somado a ludicidade com o que o CTE Capoeiragem atua, consegue captar o público. De forma leve, conseguimos passar para os alunos saberes conectados à cultura baiana, tendo como base referências, experiências afro-brasileiras e culturas populares”, destaca o mestre, que já tem 39 anos de trajetória no universo da capoeira.

 

Veja também

Michelle Marie