A jornalista e escritora mineira Míriam Leitão é a vencedora do Prêmio "Intelectual do Ano" – Troféu Juca Pato de 2024, organizado pela União Brasileira de Escritores (UBE). Escolhida após ter publicado o relato jornalístico "Amazônia na encruzilhada: O poder da destruição e o tempo das possibilidades" (Intrínseca), Miriam concorreu com os renomados escritores Eliane Potiguara, João Silvério Trevisan, Maria Valéria Rezende e Socorro Acioli.
Criado em 1962, por iniciativa do escritor Marcos Rey, o Troféu Juca Pato é um dos mais importantes reconhecimentos da literatura brasileira. Já foram laureados escritores como Lygia Fagundes Telles e Carlos Drummond de Andrade, o crítico literário Antonio Candido e os ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso.
Míriam receberá o troféu das mãos de Conceição Evaristo, homenageada do ano passado. A entrega será no Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), a ser realizado na cidade mineira, entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.
O Troféu Juca Pato é uma homenagem ao Intelectual do Ano, uma láurea conferida à personalidade que, havendo publicado livro de repercussão nacional no ano anterior, se destaque em qualquer área do conhecimento pela sua obra literária e também pela sua contribuição para o desenvolvimento e prestígio do país na defesa dos valores democráticos e republicanos.