Serviço de imigração dos EUA aponta aumento expressivo da qualificação de profissionais brasileiros no país

Brasileiros despontam como profissionais de setores-chave para a economia norte-americana

Serviço de imigração dos EUA aponta aumento expressivo da qualificação de profissionais brasileiros no país

Dados divulgados pelo Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS) mostraram uma transformação no perfil de imigrantes brasileiros que buscam oportunidades no país. O levantamento, referente ao primeiro trimestre fiscal de 2024, apresenta um panorama promissor, evidenciando o crescente número de brasileiros qualificados e bem-sucedidos na carreira que estão escolhendo os EUA como destino para seus projetos. 

“A chegada de novos imigrantes qualificados está sendo incentivada pelo governo norte-americano. Esse profissional tem sido fundamental para a criação de empregos e para preencher muitas vagas que exigem conhecimento técnico e formação acadêmica, como saúde, tecnologia, aviação, engenharia, logística, educação, etc. Só para este ano, o governo anunciou a disponibilização de 161 mil Green Cards de trabalho no ano fiscal de 2024, incluindo os vistos EB-1, EB-2 e EB-3, colocados à disposição para profissionais estrangeiros qualificados por suas carreiras, ofertas de emprego ou capacidade de investimento no país”, explica o advogado de imigração da Gondim Law Corp, situada na Califórnia, João Mateus Loyola.

As informações do USCIS apontam um crescimento expressivo de brasileiros com alta escolaridade e experiência em áreas estratégicas, como tecnologia, engenharia, saúde e negócios. De acordo com Loyola, esse movimento tem sido impulsionado pela busca por melhores oportunidades de carreira e salários mais compatíveis com suas qualificações nos EUA.  

Outro indicador dessa mudança de perfil é o aumento considerável no número de aplicações para o visto EB-2 entre brasileiros. “Esse visto é destinado a profissionais com habilidades excepcionais ou a indivíduos que possuem conhecimentos específicos de grande interesse para os EUA”, diz Loyola.  

Em 2017, quando o caso Dhanasar abriu caminho para maiores taxas de aceitação do visto EB-2 para brasileiros, o número de solicitações era de apenas 635. Já até o final de 2023, segundo dados da USCIS, esse número saltou para 6.866. Apenas no primeiro trimestre de 2024, foram registradas 2.292 aplicações. 

 

Veja também

Michelle Marie